sábado, 18 de janeiro de 2014

BANHO DE SOL NO BEBE!


O banho de sol é recomendado a partir dos 15 dias de vida. No entanto, esse tempo pode variar. Por isso a consulta a um pediatra é importante para avaliar as necessidades especificas do seu bebê, já que os recém-nascidos não são todos iguais.
O banho de sol é importante nos primeiros meses de vida do bebê, e o pai e a mãe deve ter em mente de que o banho de sol deve ser diário.
A princípio, o principal objetivo do banho de sol é estimular o metabolismo da vitamina D, que é responsável por fortalecer o intestino e estimular a absorção de fósforo e cálcio nos ossos, consequentemente resultando em ossos mais fortes e desenvolvimento ósseo adequado. Ou seja, a vitamina D auxilia na absorção de cálcio pelos ossos, o que é extremamente importante para o crescimento e desenvolvimento da criança.
Outra função importante do banho de sol é diminuir a quantidade de bilirrubina no sangue, substância responsável por causar a icterícia, também chamada de amarelão. Isso quando o nível de bilirrubina está alto. Fenômeno que deixa a pele do bebê amarelada, e que deve ser evitado.

COMO DAR O BANHO DE SOL
  •   Retirar o excesso de roupas é fundamental no banho de sol. O ideal é que o bebe esteja usando apenas fralda.
  •  O melhor horário é até às 9h da manhã e a partir da 17h, horários em o sol está mais frio, diminuindo o risco de queimaduras na pele.
  •   O tempo de exposição ao sol pode ser entre 5 e 10 minutos.
  •  Todo o corpo da criança deve ser atingido pelos raios do sol. Um cuidado especial deve ser dado ao rosto, pelo fato de a pele nessa região ser muito fina e frágil, e também os olhos que são muito sensíveis e ainda estão em formação. Por esse motivo, a exposição do rosto da criança deve ser evitada ou feita por pouco tempo e em horários em que o sol estiver bem fraquinho.

O banho de sol é uma prática simples mas muito importante para a saúde do bebê. Mesmo assim, antes de começar a dar o banho de sol no seu filho é importante fazer uma consulta com um médico pediatra para que as condições de saúde da criança sejam avaliadas. O tempo de exposição ao sol bem como os horários informados neste texto são as recomendações gerais dos médicos. Contudo, somente um médico especializado pode determinar o tempo de exposição e os horários adequados para a realidade do seu bebê.

ANTES DE TUDO CONSULTE O PEDIATRA DO SEU BEBE!!!

BJS *-*

Nenhum comentário:

Postar um comentário