sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

AMAMENTAÇÃO DURANTE A GRAVIDEZ

Traduzido de um artigo de Hilary Dervin Flower,MA - Midwifwry Today - Winter 2003


É um assunto pouco discutido, mais uma preocupação bastante comum. 
A mãe tem toda razão de evitar desmamar um filho maus velho durante a gravidez. O filho que esta sendo amamentado ganha com o leite materno, o qual dá reforço a nutrição e ao sistema imunológico. Desmamar antes dos dois anos de idade pode aumentar o risco daquela criança adoecer.

Preocupações
* Medo de entrar em trabalho de parto precocemente ou de ter um aborto espontâneo.
* A amamentação vai roubar os nutrientes do feto.
* É demais para o corpo da mãe, ela ficaria cansada.

Amamentação e conotações:
A estimulação do mamilo estimula a liberação de ocitocina ( hormônio). A ocitocina é importante na amamentação porque controla a ejeção do leite. A ocitocina também estimula o útero a contrair. A estimulação do mamilo pode intensificar o trabalho de parto e o mesmo estiver acontecendo. A amamentação depois do parto ajuda o útero ( com conotações) a voltar ao tamanho que tinha antes da gravidez.

A amamentação NÃO inicia o trabalho de parto antes da hora certa!!

O útero tem receptores sensíveis a ocitocina (celular que detectam a presença da ocitocina e causam uma contração). Normalmente, durante as primeiras 38 semanas de gravidez o útero tem poucos destes receptores.
Também ha outros fatores que protegem a gravidez. Par que os receptores possam responder a ocitocina, eles precisam de um tipo de proteína especifica. A progesterona (outro hormônio) bloqueia a conexão entre a ocitocina e os receptores.

A ocitocina sozinha não é capaz de iniciar o trabalho de parto. O útero ESA na fase de carregar o bebe, bem protegido contra trabalho de parto precoce.

Varias mulheres entrevistadas e fizeram parte de pesquisas notaram que sentiam contrações quando o filho tava mamando, mas que as contrações paravam logo depois ( dentro de 10-15 minutos) da sessão.

É sempre uma decisão da mulher. Numa gravidez saudável não é arriscado amamentar. Numa gravidez de risco a decisão pode ser mais complicada, mais ainda é possível.
Existem mulheres que amamentaram durante uma gravidez de alto risco, até mesmo durante uma ameaça de trabalho de parto prematuro, e deram a luz a filhos sadios a termo (entre 38 a 42 semanas). Outras acharam melhor desmamar por causa da sua situação. Todas as mulheres devem conhecer os sinais de trabalho de parto precoce.
Se perceberem contrações preocupantes devem parar a sessão de amamentação e ver se as contrações cessam. (Seu medico ou parteira também pode querer avaliar o efeito da amamentação sobre o útero - contrações, batimentos cardíacos de bebe, ou colo uterino).

VOU DEIXAR O LINK DO VIDEO DA MAMAE GISELE DAL PAI ELA EXPLICA SUPER BEM!!!!!

Espero ter ajudado beijos!!! *-*


Nenhum comentário:

Postar um comentário