quarta-feira, 31 de julho de 2013

¿Como se calcula o tempo de gestação?


Se você tem curiosidade em descobrir como se calcula o tempo de gestação e como surgem os primeiros sinais de vida no seu ventre, leia um pouco mais sobre o assunto e descubra uma grande viagem que é apenas o início de uma ainda maior.

Como se calcula o tempo de gestação

O início da gestação é calculado a partir do primeiro dia do último período menstrual. Quando se diz que se está grávida de 4 semanas, significa na realidade se está grávida apenas de 2 semanas, desde a conceção do bebé. Assim, na altura em que lhe faltar o período, provavelmente já estará grávida de 5 semanas. Uma gravidez dura 40 semanas. Por isso, a data prevista do parto será 40 semanas depois da sua última menstruação.

Primeiros sintomas

Os primeiros sintomas de gravidez podem assemelhar-se aos do período menstrual, podendo surgir uma pequena hemorragia devido à implantação do óvulo no útero, entre os 6 e os 10 dias após a conceção, quando o ovo nidificar no revestimento do útero. 

Fecundação e nidação

Cerca de 14 dias antes de vir o período menstrual, o organismo liberta o óvulo e o revestimento do útero começa a ficar mais espesso. Um espermatozoide viaja pelas trompas de Falópio até ao óvulo e, quando penetra no óvulo, perde a sua cauda: aqui começa a maravilhosa divisão celular. Em escassas horas o óvulo divide-se em duas células, depois em 4, depois em 8… formando o que se chama de zigoto. Ocorreu a fecundação.  

Até ao útero

Uma semana após a fecundação, o aglomerado de células (blastocisto), percorre a trompa de Falópio numa viagem até ao útero. Quando chega, liga-se à parede uterina, e começa a nidificar. A este processo chama-se de implantação. O grupo de células cria uma camada externa que mais tarde se tonará no saco amniótico; e uma camada interna, que se converterá no embrião. A parte externa que mais tarde dará origem ao saco amniótico, possui uma espécie de “raízes” que se enterram no revestimento do útero, sendo estas “raízes” as fundamentais vias de transporte dos nutrientes e oxigénio necessários ao desenvolvimento do bebé e da placenta, que se formarão em breve.
É nesta altura, especialmente da parte da manhã, que o seu organismo produz elevados níveis de ganadotrofina coriónica humana (HCG). Esta hormona assegura a gestação, e é a sua presença no organismo que um teste de gravidez deteta, acusando um resultado positivo.
Parabéns,mamãe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário